Prêmio de Jornalismo "Rui Bianchi"


Na qualidade de formadores de opinião e responsáveis pela divulgação de informações, os meios de comunicação exercem papel fundamental para que as pessoas com deficiência sejam percebidas em suas diferentes dimensões sociais e políticas.


Em sua segunda edição, o Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi dará reconhecimento público a profissionais de jornalismo que, por meio de suas reportagens, contribuem com a construção de uma sociedade mais inclusiva. O Prêmio também se propõe a estimular que os jornalistas abordem com mais frequência as questões relativas às pessoas com deficiência, mostrando-as como cidadãos titulares de plenos direitos e sujeitos da própria história, perfeitamente capazes de tomar suas próprias decisões.


Quem Foi Rui Bianchi?


Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um respeitado ativista do movimento social das pessoas com deficiência, cujo maior desejo era ampliar o acesso das pessoas com deficiência a informações sobre seus direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), autor da dissertação "Visão parcial da deficiência na imprensa: Revista Veja (1981-1999)".